terça-feira, 9 de abril de 2013

Você sabe a origem da palavra Música?


A palavra Música, vem do grego (μουσική τέχνη - musiké téchne - a arte das musas). Era uma forma adjetiva de musa.

Este termo vem da Mitologia Grega. As musas eram qualquer das nove deusas irmãs que presidiam a determinadas artes e ciências. Segundo diversos autores, é uma prática cultural e humana. Os antigos gregos associavam a origem da Música como divina e que tinha como seus primeiros deuses Apolo e Anfião e semideuses como Orfeu.

Este povo ainda cria nos poderes mágicos que a música possuía como a cura de doenças, purificação corporal e também na realização de milagres na natureza, como por exemplo, Anfião construiu a cidade de Tebas tocando uma Lira, enquanto os bolcos se moviam sozinhos, uns sobre os outros, e montando a cidade referida. Orfeu que era um habilidoso músico e poeta, ao tocar uma lira, as feras mais selvagens amenizavam a sua ira e até os Arbustos cediam aos encantos desse personagem.

Na Bíblia Sagrada, temos inúmeros casos em que a Música esteve presente em situações semelhantes. Citarei dois casos emblemáticos. Jericó, uma cidade considerada imbatível por causas de suas muralhas, não resistiu aos gritos do exército Israelense recém saído do Egito aliados às Trombetas que os sacerdotes carregavam. Outro caso conhecido é o de Davi que, enquanto o Rei Saul estava sendo atormentado por um   espírito mal, quando Davi tocava, Saul se sentia Aliviado.

Como podemos ver, a Música tem um grande poder sobre a vida das pessoas que estão a ouvir e/ou a tocar, e que esta influencia grandemente a vida dos seus executores e ouvintes, de acordo com a antiga doutrina do ETHOS, elaborada por Platão que consistia na tese que a música tinha o poder de transformar o estado de espírito das pessoas e controlar as suas ações e a mesma deveria ser normatizada para ressaltar as boas caraterísticas do indivíduo assim como também prezar pela ordem e o equilíbrio do mesmo.

As nove deusas irmãs ou as MUSAS:

As deusas irmãs: Calisto, Clio, Erato, Euterpe, Melpômene, Polínia, Tália, Terpsichôre e Urânia

Abraços

FLS


Nenhum comentário:

Postar um comentário