domingo, 14 de abril de 2013

O que é Igreja?



Segundo o vocábulo grego εκκλησία [ekklesia] e o latino ecclesia, quer dizer: "Chamados para fora" , ou seja, chamados para fora do mundo, mundo esse que está relacionado ao sistema pecaminoso vigente.


A igreja é nada mais nada menos que uma sociedade organizada, com hierarquia, com regras de comportamento, com organização de espaço etc. neste local, os Cristãos se reunem para adorar e prestar o seu culto a Deus. Porém existem várias denominações consideradas Cristãs no mundo atual, mas no mundo todo existem dois tipos de Igreja as quais são a MUNDIAL e a LOCAL. 


  • Igreja Universal: este termo se diz respeito, no sentido mais amplo, de uma igreja mundial, portanto invisível, interdenominacional, Jesus como o seu cabeça (líder) e os seus membros estão inscritos no livro da vida etc;
  • Igreja Local: neste caso, este termo está empregado num sentido mais restrito. Refere-se a uma igreja que está inserida em uma determinada localidade, que está atrelada a uma DENOMINAÇÃO e que esta tem as seguintes características: é uma organização eclesiástica, é visível, denominacional, tem líderes humanos, os seus membros estão escritos no rol de membros da Organização, tem templos, rituais etc;
Cabe aqui uma observação: nem todos os membros, apesar de frequentarem uma igreja local, visível, pode não está ligado a igreja universal que é comandada por Jesus Cristo. E pode haver isso? pode sim pois, o mesmo pode não está em comunhão com Deus.


A igreja no sentido local, também tem suas funções e estas são:


  1. Ela é um lugar de adoração a Deus, portanto não é lugar para namorar e conversar etc; deve-se ter reverência na hora do culto (Eclesiastes, 5. 1).
  2. É um local de serviço; podemos adorar a Deus ajudando na Igreja. Você serve a Deus em sua Igreja? ainda não? então comece fazendo aquilo que você sabe fazer para Deus.
  3. É um lugar de compromisso, portanto os que estão nela devem estar compromissados com Deus e sua palavra, mesmo que o mundo nos critique. Quem está arraigado na palavra de Deus será criticado e não aplaudido pelo mundo. Jesus quando esteve entre nós não agradou a todos da sociedade daquela época, tampouco nós, os seus seguidores, agradaremos a este mundo vil.
A igreja é a firmeza da verdade e esta sempre esteve sob os ataques de nosso adversário. Mas que continuemos firmes no propósito de agradar-mos a Deus e não aos homens, e devemos obedecer as autoridades no Senhor.


Que Deus nos abençoe e nos ajude, e que possamos ficar firmes no propósito de adorar e servir a Deus durante nossa vida.



Abçs



FLS


Nenhum comentário:

Postar um comentário