quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mais um Pouco de Música 2ª Parte: Por Dentro da Agógica

A Música como já foi dito no tópico anterior, tem "cor", movimentação e vida e a Agógica é uma das que tratam a música de uma maneira mais interessante de se ouvir. Ela, a Agógica, tem a finalidade de alterar o andamento da composição, por tanto vejamos ela com mais detalhes.

ANDAMENTOS (de acordo com a velocidade na forma crescente):

  • Gravíssimo: Muito lento, menos de 40 bpm (Batidas Por Minuto);
  • Grave: Muito lento, Muito vagaroso (40 - 48 bpm);
  • Largo: Lento, Muito vagaroso ( 48 - 58 bpm);
  • Larghetto: Um pouco mais rápido (59 - 65 bpm);
  • Adagio: Devagar, Calmamente (66 - 73 bpm);
  • Andante: Tranquilo, como se estivesse andando tranquilamente (74 - 80 bpm);
  • Andantino: Como se estivesse andando um pouco mais apressado (81 - 95 bpm);
  • Moderato: Velocidade moderada (96 - 104 bpm);
  • Allegretto: Mais rápido (105 - 120 bpm);
  • Allegro: Mais rápido que o Allegretto (121 - 140 bpm);
  • Vivace: Vivo (141 - 168 bpm);
  • Presto: Muito depressa (169 - 180 bpm);
  • Prestíssimo: Bem mais rápido; o mais rápido possível (181 - 208 bpm ou mais);
Outras expressões aliadas a estas esboçadas, também auxiliam na mudança de humor durante a peça. São elas:


  • Accelerando: A música, a partir deste trecho, vai aumentando gradativamente a velocidade. Pode ser representado pela sigla accel.;

  •  Ritardando ou Rallentando: O andamento diminui mais lentamente. Pode ser representando pelas Siglas (rit.) ou (rall) e são postos no final de um determinado trecho, frase ou período musical; 
  • A Tempo ou Tempo Primo: Neste caso, o tempo volta ao andamento inicial;
  • Rubatto: Tempo Roubado. Se diz assim quando o andamento sofre pequenas variações ao longo do fraseado. O intérprete executa esse trecho à sua maneira.
O termo Agógica, vem do grego ágo que trás o sentido de conduzir, andar, levar. Este termo foi designado pelo musicólogo Hugo Riemann (1849 - 1919), em 1884. Este homem era originário da Alemanha.

Karl Wilhelm Julius Riemann





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