As Claves são sinais que indicam para o músico, o nome das notas de acordo com a clave escrita. Elas são postas, obrigatoriamente, no início da pauta ou pentagrama.
A Clave de SOL É ESCRITA A PARTIR DA SEGUNDA LINHA. Esta Clave é destina a instrumentos e vozes agudas, como por exemplo: Guitarra, Saxofone, Flauta, Violino, Clarinete, Violão, Voz Soprano Etc. Esta há muito tempo atrás, ERA ESCRITA TAMBÉM NA PRIMEIRA LINHA;
A Clave de DÓ PODE SER ESCRITA A PARTIR DA TERCEIRA OU QUARTA LINHA. Também conhecida por meso clave é utilizada por instrumentos e vozes médias. Esta tem uma característica interessante que é o fato de ser utilizada pela Viola, mas o Trombone por exemplo, em alguns casos e em passagens mais agudas, também se utiliza dessa Clave;
A Clave de FÁ PODE SER ESCRITA A PARTIR DA PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA E QUARTA LINHA. Esta foi utilizada por muito tempo pela bateria, e é usada por instrumentos e vozes graves, como por exemplo: Trombone, Fagote, Contrabaixo Acústico e Elétrico, Tuba, Bombardino, vozes Barítono e Baixo etc.
Mas não se pode esquecer da Clave de Percussão.
Esta Clave é usada somente por instrumentos percussivos de altura indefinida, como Bumbo, Caixa, Congas, Bongô, Pratos, Bateria, Tamborim, Pandeiro, Clavas, Blocos Sonoros, Triângulo, Agogô etc.
Agora mostrarei a evolução delas desde o seu início aos dias de hoje
Quadro ilustrativo com as Claves durante o passar dos tempos, desde que foram criadas |
Espero ter sido claro a todos!
Abçs,
FLS
Nenhum comentário:
Postar um comentário